Whatsapp

Dúvidas?

Fale comigo

Você certamente se lembra de jingles comerciais de um produto ou serviço que por serem tão criativos ficaram marcados na sua memória. Esse efeito ocorre quando a criação é um jingle original, e para que isso ocorra os profissionais responsáveis pela criação precisam conhecer muito bem as características do produto ou serviço em questão, assim como o seu público.

O que é Jingle?

O termo em inglês refere-se a uma música de curta duração que é utilizada para fins comerciais de divulgação de um produto, serviço e outros assuntos como jingles políticos e governamentais. Um jingle é composto por letra e música que são feitos com o objetivo de comunicar as principais informações aos ouvintes de maneira direta e com fácil compreensão.

A veiculação dos jingles sempre foram feitas na televisão e rádio, mas hoje também ocorrem em diversas plataformas como web radios, carros de som, podcasts, streamings diversos e redes sociais. Independente da veiculação, os jingles são fortes ferramentas para atingir milhares de pessoas.

Fortalecimento da marca

Os Jingles, quando bem elaborados, têm um grande poder comunicativo fazendo com que os ouvintes relembrem da marca mesmo quando não estão realmente interessados no produto ou serviço oferecido. Isso ocorre porque a música favorece a memorização de informações devido às suas sequências lógicas e frequências que agradam mesmo que de maneira inconsciente.

Ao utilizar a música como ferramenta de comunicação você pode criar uma força que sua marca até então não possuia. Isso pode favorecer e muito a aceitação dos clientes pelo produto ou serviço que esteja oferecendo. A música pode dar uma roupagem à marca e de certa forma poderá fortalecer as características presentes no branding e contribuir de forma muito positiva à identidade da mesma.

Um exemplo de como a música fortalece a marca é o tema da Intel:

Música como suporte

Em jingles comerciais a música tem a função de dar suporte às informações principais podendo levar o ouvinte a compreender a mensagem com muito mais facilidade. Em todos os casos, a informação esta na primeira camada e a música nas demais camadas, ou seja, a música tem a função de auxiliar na comunicação e não é o elemento principal nesse caso.

Você dificilmente irá escutar jingles onde o instrumental é super valorizado e toma a atenção do ouvinte. Normalmente a música será trabalhada com foco na comunicação das informações e o objetivo principal é claro: os ouvintes devem lembrar de sua marca.

Um exemplo clássico de um jingle que valorizou muito bem a informação do produto é o veiculado no comercial do Big Mac do Mc Donald’s.

 

Produção e criatividade

Para que seu jingle tenha bons resultados a escolha do profissional responsável é muito importante. Jingles são pequenas composições e para que o resultado tenha boa qualidade alguns aspectos são muito importantes. Veja abaixo o que pode influenciar na produção de um jingle:

1. Compositor

A criação do jingle ocorre inicialmente na mente do compositor, que irá também em muitas ocasiões criar a letra com base nas informações fornecidas pelo cliente. A qualidade da composição irá influenciar todas as próximas etapas do processo.

Nessa fase o jingle pode ter uma forma simples, apenas com um instrumento e voz. É aqui que a primeira parte do processo criativo tem grande importância. Se o jingle ficou bom somente com violão ou piano e voz, então é um bom sinal.

2. Produção

Na etapa de produção serão escolhidos os instrumentos e vozes que combinem com o estilo e estética definidos junto ao cliente. Nessa estapa a criatividade também tem grande valor, pois os instrumentos escolhidos e o modo como serão tocados influenciarão no resultado final.

O produtor geralmente escolhe a voz ou vozes que mais combinam com o projeto, além dos instrumentos e músicos para gravação.

3. Gravação

O processo de gravação faz parte da produção musical, porém é importante frizar aqui que o local de gravação tem grande importância no resultado final.

O estúdio deve ser bem preparado e com boa acústica para garantir o melhor som. Os equipamentos como microfones, instrumentos, cabos e hardwares também são responsáveis pela qualidade sonora.

Um bom estúdio com bons equipamentos pode garantir parte da qualidade.

4. Mixagem e finalização

Essa estapa ocorre após o processo de gravação e também é muito importante para o resultado final. A mixagem é uma atividade também criativa e sua qualidade vai depender do profissional que está mixando.

Por isso é muito importante que os profissionais envolvidos no processo sejam muito responsáveis e criativos. Afinal de contas, sua marca estará soando junto com a música.

Quanto custa um Jingle?

Muitos clientes que procuram a Som de Gaia para a produção de jingles comerciais logo perguntam o preço e prazo, mas sem dizer detalhes do que precisam. Quando se pensa em precificação, alguns fatores são muito importantes para definir o custo do Jingle. Vamos falar de alguns deles.

Veiculação

Um jingle comercial pode ser veiculado em diversas escalas, dentre as quais podemos destacar:

  • Regional
  • Estadual
  • Nacional
  • Internacional

Quanto maior a quantidade de pessoas atingidas, maior o preço do jingle. Isso porque normalmente os direitos autorais do jingle são cedidos ao cliente, então preço está relacionado ao valor que a peça musical terá e o impacto gerado na comunicação.

Complexidade da produção

Existem jingles comerciais com diferentes instrumentações e que se diferenciam pelo nível de elaboração musical. Para precificar o Jingle, além dos fatores de veiculação explicados acima, o produtor precisa considerar a complexidade do projeto como um todo.

Será um cantor ou cantora? Terá só uma voz ou mais? Precisa de um violão, violino, saxofone, cello ou outros instrumentos? Essas e outras questões entram em jogo no momento da produção, que irá de acordo com o especificado pelo cliente.

Se o produtor tiver a necessidade de chamar mais músicos para a gravação, ele deverá pagar o cachê desses músicos e mais horas de estúdio serão consumidas. Tudo isso tem um custo.

Então é muito importante que o cliente passe de forma clara suas ideias e visão para a peça musical. Caso o cliente não tenha ideia o melhor é marcar uma reunião com o produtor, que poderá fornecer exemplos e auxiliar nesse processo com muito mais objetividade.

Prazo de entrega

Considerando os fatores acima talvez você já imagine que desenvolver um jingle bem produzido demanda um certo tempo e suor. É claro que produtores experientes conseguem realizar as etapas com um tempo reduzido, mas dependendo da produção também é necessário considerar a disponibilidade dos músicos envolvidos.

O prazo pode variar muito, mas quanto menor o prazo maior o preço, sem dúvida. Isso se deve ao fato de que o produtor também terá que negociar preços e prazos com os músicos e técnicos envolvidos no processo, então é muito importante que o cliente considere o tempo como um fator de precificação.

Jingles Comerciais Originais

Se você valoriza sua marca, produtos e/ou serviços, então certamente estará em busca de um jingle original, ou seja, um jingle feito especialmente para sua marca. Nesse caso cada detalhe na produção será pensado de maneira que se una perfeitamente à comunicação proposta e características da marca.

Para que sua marca seja valorizada musicalmente os profissionais responsáveis pela produção precisam entedê-la e dar o devido valor. É importante saber que a comunicação por meio de um jingle afeta o branding da empresa e a percepção que os clientes têm da marca.

Nossa recomendação é não se preocupar somente com o preço, mas antes pensar na qualidade e resultado final que a peça musical irá gerar para o seu negócio.

Produzimos seu Jingle!

Conte com profissionais que irão garantir qualidade, criatividade e respeito à sua marca.

11 96471-5949 (whatsapp) | 11 5587-1346

Entre em contato e peça um orçamento:

O que achou? Comente logo abaixo:

Share This