Antes de iniciar suas aulas de violão é necessário considerar alguns pontos importantes para que sua experiência seja a melhor possível. Aprender a tocar um instrumento pode não ser uma tarefa fácil, mas um professor competente fará toda a diferença na sua evolução e poderá até mesmo mudar todo o curso de seu aprendizado.

O aprendizado da arte

Aprender violão, como toda arte, requer dedicação, muito estudo e esforços diversos. Sem falar num investimento inicial para adquirir um instrumento. Mas o principal, antes de tudo, é ter paixão pela música. Se isso existe então o restante é só parte da percurso e você não deve temer qualquer obstáculo que venha pela frente, porque a paixão pela arte trará a energia que você precisa.

Também é válido dizer aqui que para o aprendizado da arte não existe tempo especificado ou limite de idade. Não é como aprender a fazer um bolo ou estudar uma área específica de mercado. Cada pessoa experiencia a arte a sua maneira e no seu tempo adquirindo experiências diversas e evoluindo conforme sua compreensão do universo artístico se expande.

Então o primeiro passo é estar disposto e aberto ao aprendizado da música. Não importa sua idade, conhecimento ou habilidades, a arte é um território livre para todos.

Aprender violão em meses?

Uma pergunta muito recorrente em interessados em aulas de violão é o tempo necessário para aprender a primeira música. Essa é uma pergunta válida, porém muito relativa. Existem alguns fatores que podem influenciar no seu desempenho, veja abaixo. 

Tempo disponível para estudo

A quantidade de tempo disponível para estudar irá influenciar muito na sua evolução. O ideal é que você possa se dedicar em pelo menos 3 dias da semana e por 20 minutos ou mais a cada vez.

Nível de foco

A qualidade do tempo de estudo é um fator fundamental. Vale mais estudar por 20 minutos com foco total do que por 3h sem a menor atenção.  

Facilidade para tocar

Algumas pessoas demonstram mais facilidade para tocar do que outras. Isso é algo que pode influenciar no desenvolvimento, mas não é o fundamental.

Professor profissional

O melhor professor é aquele que entende a área do ensino, independente do que esteja ensinando. Um bom professor irá ensinar bem a tocar uma música assim como qualquer outra coisa que possa ensinar. Escolher um bom profissional fará toda a diferença.

A importância do professor

A função do professor nas aulas de violão é proporcionar ao estudante meios lógicos e práticos para atingir seus objetivos no instrumento. Ele deverá oferecer diversas maneiras de compreensão sobre um mesmo assunto, assim como poderá criar novas formas de ensinar algo específico. Cada aluno aprende de um jeito e o professor deve saber se adaptar a cada caso.

Um bom professor saberá:

  • Motivar seu aluno a continuar em frente independente das dificuldades.
  • Incentivar os acertos e corrigir os erros.
  • Proporcionar um clima favorável ao aprendizado.
  • Reconhecer cada aluno como um ser humano e respeitar suas limitações.

Esses são os pontos principais para que uma boa aula e um bom relacionamento entre professor e aluno sejam possíveis. O importante é que o professor atue como um facilitador no processo de aprendizado do instrumento, mostrando os melhores caminhos possíveis para cada aluno.

O professor profissional

Existe uma enorme diferença entre um profissional que começa a lecionar aulas de violão (ou outro instrumento) e um profissional do ensino que também é músico e então passa a lecionar. Podemos dizer que o primeiro é um “profissional professor” e o segundo um “professor profissional”.

O ensino é algo sério e nem todos estão aptos para oferecer a melhor experiência. É claro que existem músicos que nunca se especializaram no ensino e no entanto são excelentes professores. Há pessoas que já possuem um talento para o ensino, mas nem todos estão prontos para enfrentar os desafios que as diferentes dificuldades e limitações dos alunos podem oferecer.

Por esse motivo é recomendado que você busque um professor experiente e preparado, que poderá fazer com que seu tempo de estudo seja otimizado e aproveitado ao máximo. Ter um profissional do ensino ao seu lado pode fazer toda diferença nos rumos que você irá tomar nos estudos do violão.

O violão é para todos

Independente de sua idade ou características, saiba que um bom professor irá reconhecer seu potencial e auxiliar na sua trajetória de maneira verdadeira e eficiente. O violão é um belíssimo instrumento e um excelente companheiro para todas as horas, permita-se aprender.

O mais importante de tudo será sempre sua boa relação com o instrumento e com o estudo. Aprender violão deve ser algo prazeroso, deve lhe fazer bem, obrigatoriamente. Então siga em frente, tome o primeiro passo e escolha um bom professor.

Bons estudos!

Aula de Violão na Som de Gaia

Em nosso espaço, as aulas de violão ocorrem dentro do estúdio da Som de Gaia, um lugar com acústica planejada e preparado para oferecer uma experiência musical agradável e de valor. As aulas são personalizadas de acordo com o objetivo de cada aluno, o que garante mais aproveitamento e safistação na evolução dos estudos no violão.

Nosso professor Alexandre Iervolino possui 7 anos de experiência na área do ensino e 20 anos como instrumentista.

O que achou? Comente logo abaixo:

Share This